O 2º eixo direcional propicia além do aumento de carga transportada pelo veículo, uma dirigibilidade mais segura, maior estabilidade do veiculo, pois mantém uma melhor distribuição de carga por eixos.
O 2º eixo direcional propicia além do aumento de carga transportada pelo veículo, uma dirigibilidade mais segura, maior estabilidade do veiculo, pois mantém uma melhor distribuição de carga por eixos. Com a instalação do 2º eixo direcional o PBT (Peso Bruto Total do Veículo) passa de 23.000Kg para 29.000Kg.
Uma solução simples para aumentar a capacidade de carga dos veículos em todos os segmentos de transporte (caçambas basculantes, betoneiras, tanques, silo graneleiro, câmara fria, carga seca, graneleira, sider, furgão em duralumínio ou isotérmico, guindastes, máquinas de grande porte e demais aplicações especiais)
Durante a montagem não são realizadas modificações no eixo e na suspensão dianteira originais do veículo.
A inclusão do segundo eixo direcional ou auto direcional é aplicável aos seguintes veículos:
- Caminhão;
- Caminhão - Trator;
- Ônibus.
O eixo instalado deve ser novo e sem uso. O instalador deve fornecer ao cliente uma ART (anotação de responsabilidade técnica) para a adaptação, emitida por profissional legalmente habilitado.
Para a abertura do processo de inspeção, é necessário que o veículo modificado seja apresentado ao Cetem nas seguintes condições:
- limpo;
- em ordem de marcha.
O proprietário ou condutor do veículo deve apresentar os documentos:
- CRV ou CRLV - certificado de registro do veículo ou certificado de registro e licenciamento do veículo;
- CNH do condutor com validade vigente e compatível com o tipo de veículo apresentado;
- Nota fiscal do eixo;
- Anotação de responsabilidade técnica de um Engenheiro Mecânico informando o chassi do veículo modificado e o número do eixo;
- Autorização do Detran para inclusão de segundo eixo direcional.
Principais Ítens à serem inspecionados:
- Procedência da documentação apresentada;
- Funcionamento do sistema de iluminação e sinalização;
- Faróis e lanternas trincados ou quebrados;
- Simetria e desgaste de pneus acima do TWI;
- Trincas no pára brisa na área de varredura das palhetas;
- Fixação dos bancos e cintos de segurança;
- Encostos de cabeça;
- Eficiência de frenagem;
- Alinhamento de rodas;
- Equilibrio do sistema de suspensão e amortecedores;
- Funcionamentos das portas e vidros;
- Ensaio de emissão de gases e poluentes;
- Plaqueta de identificação do INMETRO do eixo;
- Espelho das campanas de freio;
- Pára choques homologado (deve constar a plaqueta com o número do relatório de ensaio e qual a legislação se aplica);
- Protetores laterais homologados (deve haver plaqueta de identificação do fabricante);
- Faixas retrorrefletivas.
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